DTM – Disfunção Temporomandibular

A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar e mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.

Conhecimento e atualização

A Dra.Vivian fez Residência em Disfunção Temporomandibular na Marquette University, Milwaukee, Wiscosin, Estados Unidos e está atualizada com conhecimentos de diagnóstico e tratamento das alterações temporomandibulares.

Também possui uma rede de colegas que atuam na área de otorrinolaringologia, neurologia, fisioterapia e fonoaudiologia que, associados ao seu conhecimento de Ortodontia e Oclusão tornam qualquer tratamento mais completo e aumentam as chances de sucesso em casos que, normalmente, tem causa multifatorial.

Sintomas

Dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

As dores musculares crônicas causam constante tensão física e emocional, bem como depressão, fazendo com que os pacientes busquem diversas áreas de avaliação médica e exames de eletroencefalografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, quando a causa pode ser uma disfunção da ATM.

Imagem Explicativa dtm

Principais causas

A oclusão dentária é fator que predispõe a alteração do sistema mastigatório, incrementando os riscos para desenvolver disfunção de ATM, pois desenvolvem lesões degenerativas no côndilo e no disco articular.

Hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo, morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça ou fatores relacionados ao estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos também são causas.

Frequência

Para cada homem, nove mulheres são acometidas. Esta alta incidência pode ser explicada pelo fato de buscarem auxílio em maior proporção ou de estarem mais expostas ao estresse emocional, às mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na gravidez e às alterações anatômicas, que poderiam produzir uma má relação do côndilo com o disco articular.

Em relação a idade, a disfunção de ATM pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum dos 30 aos 40 anos de idade.